quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E.E. São Vicente de Paula - Sinop - Textos Etapa Escolar


Professor(a): ELIANE INES KULKAMP EYNG
Aluno(a): Claudilene Meneses da Silva
Categoria: Crônica

A chacrinha 
     
O bairro onde eu vivo é tão distante, não é como eu imaginava,um lugarzinho maior.Esse lugar é muito interessante. Lá só tem casas velhas, estrada de chão.À noite é frio e o tempo passa rápido.As pessoas  trabalham cedo e chegam tarde. Tem danças e as pessoas se divertem a noite toda.Entender como chegar lá é muito fácil.

     Tem muita gente que às vezes grita e outras que falam alto que dá para escutar em todo lugar.Carros correndo e a poeira é intensa, crianças andando de bicicleta, outros escutando música no celular. Chega a noite e as luzes das casas se apagam e tudo fica escuro,a rua está vazia, árvores balançam com o vento que sopra.O dia amanhece e mais uma vez tudo começa denovo.
     O sol aparece e demora prá chuva vir, os passarinhos voam e já é tempo de chover.A chuva vem forte com trovões e a terra é molhada.As pessoas ficam paradas onde estão porque a rua está alagada.Sentado lá fora vendo a vida passar o vizinho reclama do calor com a mangueira na mão molhando o chão.Na rua tem buracos e os automóveis passam devagar porque alguma tragédia pode acontecer.
     Esse bairro é meio apertado, casas ficam meio juntas, uma na frente, outra atrás e do lado.O carro de polícia passa na rua procurando alguém e todo mundo sai prá ver o que aconteceu.Do ônibus dá prá perceber que ainda há mato e uma serraria. Sábado não tem descanso para nada porque colocam o som lá fora e é um barulho danado.No domingo,cada um cuida da sua casa e depois festejam com suas famílias.


Categoria: Artigo de Opinião
Professor(a): MARILDA PALMA PEREIRA
Aluno(a): Rayssa Gabriella Teixeira da Costa
 Uma destruição descenessária


     Construções de usinas hidrélétricas sempre causam grandes polêmicas. A cidade de Sinop está envolvida neste proceso;nela será implantada uma nova usina qué é um projeto no rio Teles Pires em Mato Grosso.
     Quando instalada terá capacidade de produzir 461 megawatts, sendo a maior usina do complexo Teles Pires. Não há previsão oficial de investimentos nem de empregos que devem ser gerados,mas, além de Sinop, que concentrará 60% do reservatório, ela abrangerá as cidades de Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte.
     Autoridades governamentais dizem que a construção será um investimento muito bom em Mato Grosso, pois com sua construção o estado poderá receber grandes empresas e assim oferecer mais empregos, aumentando sua contribuição no PIB (Produto Interno Bruto) do país.
     Na minha opinão a construção da usina hidrelétrica causará mais danos que benefícios, pois sua implantação proporcionará um grande impacto ambiental e inundará áreas produtivas, como citei no início desse texto. Um exemplo é a cidade de Sinop, que conforme estudo apresentado pela SEMA(Secretaria de Meio Ambiente)e o site Diário News, a área utilizada para a usina será de 33.700 mil hectares, sendo que 30.300 mil serão inundados. A usina hidrlétrica de Sinop atingirá diretamente 408 famílias, o que representa cerca de 1.066(Um mil e sessenta e seis) pessoas nos cinco municípios impactados pela construção.
     Assim chego a conclusão que a construção desta usina hidrelétrica poderá causar mais danos que benefícios, pois  afetará gravemente a fauna, flora e o desalojamento de muitas famílias.




Categoria: Poema
Professor(a): FERNANDA DE SOUZA PEDROSO
Aluno(a): Mariana Bianchi


A alvorada do meu lugar


     Quando a alvorada se abre
     não escondo minha emoção
     Onde vivo é belíssimo
     e já conquistou meu coração

     Moro longe da cidade,
     mas nunca reclamei disso.
     Acordo cedo todos os dias
     e já me acostumei com isso.

     Aqui ninguém tem preguiça não,
     todo mundo acorda cedo
     prá tomar um chimarrão

     Afinal essa é a nossa tradição.
 
     Aqui é bem silencioso,
     todo dia é calminho.
     Aqui só se escuta
     Os cantá dos passarinhos.

     Aqui tem de tudo um pouco:
     porco,galinha e poeira também.
     Tem que molhar a terra todo dia
     Para o nosso bem.

     Com um calor de 35°
     água não pode faltar.
     Há alegria nos olhos
     de quem vem nos visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário