quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E.E. Rosa dos Ventos- Sinop / Etapa Escolar


No tempo antigo

Naquela época era tudo muito diferente de hoje, as casas, por exemplo, eram de madeira e hoje são de tijolos e muito mais bonitas, se bem me lembro, haviam apenas uns mil habitantes e foi crescendo cada vez mais. Eu fui em uma igreja São Camilo e quando cheguei era dentro do mato. De Cuiabá- capital de Mato grosso- até aqui levavam três dias por causa das estradas, que eram só atoleiros e muito ruim de andar de jipe – transporte muito usado na época- principalmente quando chovia, imagine você na chuva; no atoleiro... Nossa! Era muito ruim mesmo! Tínhamos pouco lazer e lugar onde as pessoas se divertiam era nos rios, além de ser o único lugar era muito, mais muito divertido!
O posto de saúde então, nem se fala, era muita gente para ser atendida e o atendimento era precário apenas davam vacina, hoje é melhor, porque há tratamentos específicos. Naquele tempo tinha que sair daqui e ir até a uma cidade chamada Vera.
Os empregos daquele tempo era o que mais atraia as pessoas até Sinop, inclusive se me lembro, o Machado foi o primeiro supermercado a abrir e era praticamente igual uma mercearia, mais mesmo assim os empregos eram bons, meu primeiro emprego foi em um hotel. Eu me lembro muito bem: o nome era hotel das Acácias onde hoje é uma delegacia. Quando vim pra cá eu tinha apenas vinte e um anos, e apesar de todos os problemas, eu gostava muito daqui e ainda gosto, também me lembro do primeiro agronegócio que foi a Madenorte – madeireira do norte e o primeiro hospital a inaugurar foi o hospital Celeste.
Os namoros eram  proibidos pelos pais e o beijo na boca só podia ser depois do casamento.  Naquela época era tudo mais difícil, mas hoje está bem melhor. É por isso que eu gosto muito daqui.

Texto escrito por Natália dos Santos Gonzaga, aluna da 1ª fase III Ciclo da E.E. Rosa dos Ventos, Sinop-MT. Com base na entrevista com Luzia de Fátima Pereira, 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário