sexta-feira, 11 de maio de 2012

LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES



                                                                                     ABDALLA, Maria de  Fatima  B.   

RESUMO:  Este  texto  faz  uma  leitura  crítica  sabre  a  relação  linguagem  e  educação,  procurando  rever algumas práticas  de  ensino  de  língua  materna  - leitura,  produção  de  textos  e  análise  linguística  (como  prática  de reflexão  sabre  a  língua)- com  o  intuito  de  repensar  a  formação  de  professores.  Para  isso , apresenta  algumas implicações  éticas  na  relação  entre  linguagem  e  educação , tecendo  comentários  a  respeito  da  estigmatização das  variedades  linguísticas  e  das  implicações  da  oralidade  na  escrita ,  procurando  desmistificar  algumas práticas  habituais  que  se  traduzem  no  ensino  de  metalinguagem , apontando  para  a  necessidade de  se  vivificar a troca  de  experiências em  sala de aula. 

PALAVRAS-CHAVE  Linguagem;  Educação;  Formação de  Professores;  Troca de  Experiências 

"Toda  palavra  serve  de  expressão  a um  em  relação  ao  outro.  Através  da palavra,  defino-me  em  relação  ao outro,  isto  e,  em  última  análise,  em relação  a coletividade.  A  palavra  e uma  espécie  de  ponte  lançada  entre mim  e  os  outros.  Se  esta  se  apóia sabre  mim  numa  extremidade,  na outra  apóia-se  sabre  o  meu interlocutor.  A  palavra  e  o  território comum  do  locutor  e  do interlocutor" (Bakhtin,  1995, p.113) 


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