quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ano de 2013 Olimpíada de Língua Portuguesa

As primeiras informações sobre as Formações Presenciais e a distância para a olimpíada de Língua Portuguesa começaram a chegar.
As formações a distância são - Seqüência didática para o trabalho com o gênero Resenha. E  estudos sobre Bakhtin. Também haverá formação presencial em Cuiabá para os multiplicadores.
Feliz 2013!!! Que este ano seja pleno de realizações para todos nós! Em nome da Seduc-MT, em especial da SUEB/Coordenadoria de Projetos Educativos, agradeço-lhes o excelente trabalho realizado na etapa Concurso de textos da OLP, em 2012. O evento foi lindo, tivemos representantes até a fase regional. Pensamos que em breve, com muito trabalho, teremos uma representação também na etapa nacional, que é bem restrita, pois temos, cada vez mais, ótimas produções textuais escritas, no Brasil todo, por alunos e orientadas pelos professores da rede pública. Porém, somente 20 dessas produções são premiadas na etapa nacional.
Parabéns a nós todos que fizemos parte constitutiva desse trabalho por meio de uma rede de conhecimento e ações pedagógicas!
Hoje iniciamos os diálogos com todos vocês. Primeiramente, queremos divulgar as ações pensadas para 2013, enumeradamente: Curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” (on-line); Grupo de Estudos Relendo Bakhtin – REBAK (plataforma e-proinfo, ambiente colaborativo de aprendizagem) e Formação presencial da OLP 2013.
Vejamos:
1. Curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” (on-line)
1.1) primeira opção: inscrições pelo site da Olimpíada (WWW.escrevendo.cenpec.org.br). As vagas foram noticiadas semana passada pelo Site da Seduc (inscrições no dia 25 de fevereiro). Vagas limitadas. Sabemos que no universo brasileiro, a demanda é grande. Evidentemente que muitos professores de Mato Grosso não conseguiram efetivar sua inscrição.
Para quem conseguiu, formação continuada garantida e uma conquista para Mato Grosso.
1.2) segunda opção: inscrições pela Seduc. Ontem, recebemos a autorização para mediarmos uma turma, com 60 (sessenta) vagas, para o período de maio/junho – 2013.
Sabemos que essas vagas são poucas, pela nossa demanda estadual, imaginem somando-se a rede municipal? Estamos em débito, digamos assim. Portanto, acreditamos nesse espaço formativo, que alcança lugares longínquos, sem altos custos para o cursista. Precisamos ampliá-lo com a formação e participação dos multiplicadores da OLP, vocês, nossos principais mediadores.
O desejo nosso, enquanto Seduc, com o apoio e colaboração de todos, é de que sejamos um centro de coordenação dos cursos on-line (hoje, só temos uma coordenação, a do CENPEC, em São Paulo) e os multiplicadores da OLP (nos pólos de Cefapros e Secretarias Municipais de Educação) seriam os mediadores, no mínimo de uma turma anual. No caso do Cefapro, teríamos 15 turmas de formação on-line pelo Programa da Olimpíada de Língua Portuguesa, só para concretizarmos a ideia de ampliação das
formações à distância. E na rede municipal, coordenada pela Undime, ainda seria planejada, pois a instituição não dispõe de um Centro Formativo, como a rede estadual possui.
Por isso, gostaríamos que todos os multiplicadores fizessem o curso da OLP como cursistas, para que tivessem (desde que obtivessem bom aproveitamento) o direito e a capacitação para mediarem uma turma, já pensando nesses moldes futuros (e tão próximos de nós). Programem-se, por favor.
1.2.1) Perfil e dados necessários para inscrição na turma SEDUC, maio/junho, curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”
Cada CEFAPRO poderá encaminhar 04 (quatro) inscrições até o dia 20 de março de 2013. Em caso de não haver interesse, o Cefapro nos comunica por email que disponibilizaremos as vagas não ocupadas a outros Cefapros.
Os multiplicadores dos CEFAPROS terão a tarefa de acompanhamento e mediação para que consigamos que cada professor-cursista inscrito obtenha pelo menos 75% de aproveitamento. Com essa meta atingida, garantiremos a liberação de mais turmas no estado de Mato Grosso, como desdobramento do Programa no estado.
É um grande desafio, pois muitos profissionais têm vontade, matriculam-se e no meio do caminho desistem do curso. Resultado: dinheiro público empregado e não bem utilizado, jogado fora, grosseiramente falando, fato que ocorre muito e impede outro profissional que tenha o desejo, a vontade e a possibilidade de participar 100%. Sabemos que as justificativas podem existir, em se tratando da vida de seres humanos, a tudo somos suscetíveis, porém queremos que mais profissionais concluam os cursos.
Só para exemplificarmos a evasão com dados, em 2012, tivemos 140 vagas (MT) e 140 professores inscritos no curso de resenhas, desses apenas 60 concluíram.
A certificação será emitida pelos Cefapros que indicarem os professores cursistas, com os conteúdos conforme o programa anexo.
- PERFIL desenhado pelo Programa e apresentado pelo CENPEC-MEC para os professores interessados:
* Dispor de 8 a 9 horas semanais para se dedicar ao curso.
* Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em word e enviá-los.
* Dispor de conexão estável regular com a internet.
* Ter instalado no seu computador as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.
- Os DADOS necessários são:
nome completo:
nome da escola:
email:
município:
estado:
telefone principal:
telefone alternativo:
2. Grupo de Pesquisas Relendo Bakhtin – REBAK (Plataforma e-proinfo/ Ambiente Colaborativo de Aprendizagem)
A Seduc/SUFP, por meio do MEC, disponibilizou a ferramenta e-proinfo para as formações à distância. Mato Grosso, por si, é destaque nacional na utilização desse instrumento formativo (Ead).
Por isso, não poderíamos deixar de utilizá-la também como mais uma ferramenta de formação para os multiplicadores da OLP, uma vez que as teorias da linguagem, em destaque as concepções do russo Mikhail Bakhtin e do seu Círculo, fazem parte do suporte teórico utilizado tanto nos documentos oficiais (PCNs, OCs, etc.), como nos materiais da OLP.
A Profa. Simone será nossa mediadora e coordenadora do grupo, no qual também participarei nas mediações. Serão 100 horas de estudos/pesquisas/leituras/releituras, certificado pelo MEC, após a conclusão e deferimento dos aproveitamentos individuais e coletivos. Teremos conferências via web, o que possibilitará a diálogo com pares de outros estados e do exterior.
No momento, eu e a Profa. Simone estamos aprendendo a utilizar os recursos do e-proinfo e planejando o grupo de pesquisa on-line, um desdobramento do Grupo de mesmo nome já existente no Programa de Pós-Graduação de Estudos em Linguagem, da UFMT. Temos a certeza que esse grupo colaborará com os nossos trabalhos no Programa OLP e com as formações na área de linguagem.
Aguardem a divulgação do período de inscrições. Inicialmente pensamos entre 200 e 300 vagas, confirmaremos isso após a conclusão do planejamento.
3. Formação Presencial para os multiplicadores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – 20 horas – segundo semestre de 2013.
Como todos sabem, o processo da Olimpíada, por ser uma política pública, também obedece aos sistemas de liberação dos recursos financeiros públicos, o que significa dizer que todos os procedimentos de licitação com as despesas de formação (locação, hospedagem, alimentação, materiais, etc.) para a realização das 20 horas formativas, em Cuiabá, aos multiplicadores da OLP – Cefapro e rede municipal, possivelmente ocorrerão no final do primeiro semestre com execução no segundo.
Assim que recebermos as primeiras orientações, encaminhamos-lhes.
A formação presencial será de 20 horas (como citado acima), uma alimentação conceitual para os multiplicadores da OLP e professores da área de linguagem, como nós. Essa formação não está atrelada ao início das formações que vocês podem desenvolver no decorrer do ano, enquanto formadores dos CEFAPROs. Será uma formação contínua para nós, possibilitando a ampliação de nossas compreensões teóricas acerca da linguagem consoantes com os documentos oficiais da Educação.
Pensamos que estejam reescrevendo o PPDC para o ano, ótima oportunidade para inserção dos conteúdos da OLP, bem como sua fundamentação teórica, que atende não só ao programa, mas a área de linguagem, em especial.
Desde 2009, tentamos esclarecer, por meio das ações realizadas até agora, de que a formação pensada nos Gêneros Textuais ou Discursivos não é algo a parte dos demais conteúdos formativos planejados pelo Cefapro. Sabemos que esta formação
(OLP) tem uma singularidade (pelas particularidades da filosofia da linguagem), mas que pode ser apropriada pelo todo formativo planejado por vocês.
4. Produção escrita
Nosso trabalho é muito rico de experiências práticas integradas à teoria, por isso, convidamos a todos a publicarem suas experiências.
No Brasil temos muitas revistas de Educação, Linguagem, Linguística, Literatura e por aí vai, as quais aceitam artigos para publicação, e muitas vezes, lançam duas publicações anuais (seja on-line ou impressa).
Não tenham pressa, construam seus textos, aliando teoria e prática, e vamos publicar. Se não puderem sozinhos, façam-no em dupla, trio, articulem-se entre multiplicadores da rede estadual (Cefapros) e da rede municipal, como quiserem.
A sugestão de construção também passa pelo diálogo entre os pares, antes de encaminharem às revistas, compartilhem seu artigo com outro colega, que ele possa ler e emitir opinião, dialogando com o seu texto, assim, um ajudando o outro, publicaremos muito e aprenderemos mais.
Tenho certeza que vocês divulgarão ótimos trabalhos, pois já li muitos relatos encantadores, os quais ficam apenas entre nós, apenas em dois âmbitos, duas consciências (a minha e a de quem o produziu). Vamos ampliar esses horizontes.
Encontrei alguns multiplicadores da OLP e formadores de Cefapro apresentando trabalho em eventos educacionais, sempre é uma alegria presenciar as discussões desenvolvidas por vocês. Fica aqui também a sugestão de participação em eventos com uma comunicação oral.
Para contribuirmos com este convite, divulgaremos links das revistas com chamada aberta para publicação de artigos. A Secretaria do Programa de Pós-Graduação da UFMT nos comunica sempre dessas revistas. Assim, compartilharemos em nossa rede de ancoragem.
Esse é o planejamento inicial para 2013, ano de formações. Belíssimas oportunidades, ainda que restritas.
Em anexo, um encarte (além do programa do curso de resenhas) de que fomos notícia na Revista Língua Portuguesa, edição fev/2013, sobre a 3ª. Edição da OLP, da qual participamos brilhantemente. Que venham outras boas notícias.
Feliz 2013!!! Que este ano seja pleno de realizações para todos nós! Em nome da Seduc-MT, em especial da SUEB/Coordenadoria de Projetos Educativos, agradeço-lhes o excelente trabalho realizado na etapa Concurso de textos da OLP, em 2012. O evento foi lindo, tivemos representantes até a fase regional. Pensamos que em breve, com muito trabalho, teremos uma representação também na etapa nacional, que é bem restrita, pois temos, cada vez mais, ótimas produções textuais escritas, no Brasil todo, por alunos e orientadas pelos professores da rede pública. Porém, somente 20 dessas produções são premiadas na etapa nacional.
Parabéns a nós todos que fizemos parte constitutiva desse trabalho por meio de uma rede de conhecimento e ações pedagógicas!
Hoje iniciamos os diálogos com todos vocês. Primeiramente, queremos divulgar as ações pensadas para 2013, enumeradamente: Curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” (on-line); Grupo de Estudos Relendo Bakhtin – REBAK (plataforma e-proinfo, ambiente colaborativo de aprendizagem) e Formação presencial da OLP 2013.
Vejamos:
1. Curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” (on-line)

1.1) primeira opção: inscrições pelo site da Olimpíada (WWW.escrevendo.cenpec.org.br). As vagas foram noticiadas semana passada pelo Site da Seduc (inscrições no dia 25 de fevereiro). Vagas limitadas. Sabemos que no universo brasileiro, a demanda é grande. Evidentemente que muitos professores de Mato Grosso não conseguiram efetivar sua inscrição.
Para quem conseguiu, formação continuada garantida e uma conquista para Mato Grosso.

1.2) segunda opção: inscrições pela Seduc. Ontem, recebemos a autorização para mediarmos uma turma, com 60 (sessenta) vagas, para o período de maio/junho – 2013.
Sabemos que essas vagas são poucas, pela nossa demanda estadual, imaginem somando-se a rede municipal? Estamos em débito, digamos assim. Portanto, acreditamos nesse espaço formativo, que alcança lugares longínquos, sem altos custos para o cursista. Precisamos ampliá-lo com a formação e participação dos multiplicadores da OLP, vocês, nossos principais mediadores.
O desejo nosso, enquanto Seduc, com o apoio e colaboração de todos, é de que sejamos um centro de coordenação dos cursos on-line (hoje, só temos uma coordenação, a do CENPEC, em São Paulo) e os multiplicadores da OLP (nos pólos de Cefapros e Secretarias Municipais de Educação) seriam os mediadores, no mínimo de uma turma anual. No caso do Cefapro, teríamos 15 turmas de formação on-line pelo Programa da Olimpíada de Língua Portuguesa, só para concretizarmos a ideia de ampliação das
formações à distância. E na rede municipal, coordenada pela Undime, ainda seria planejada, pois a instituição não dispõe de um Centro Formativo, como a rede estadual possui.
Por isso, gostaríamos que todos os multiplicadores fizessem o curso da OLP como cursistas, para que tivessem (desde que obtivessem bom aproveitamento) o direito e a capacitação para mediarem uma turma, já pensando nesses moldes futuros (e tão próximos de nós). Programem-se, por favor.
1.2.1) Perfil e dados necessários para inscrição na turma SEDUC, maio/junho, curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”
Cada CEFAPRO poderá encaminhar 04 (quatro) inscrições até o dia 20 de março de 2013. Em caso de não haver interesse, o Cefapro nos comunica por email que disponibilizaremos as vagas não ocupadas a outros Cefapros.
Os multiplicadores dos CEFAPROS terão a tarefa de acompanhamento e mediação para que consigamos que cada professor-cursista inscrito obtenha pelo menos 75% de aproveitamento. Com essa meta atingida, garantiremos a liberação de mais turmas no estado de Mato Grosso, como desdobramento do Programa no estado.
É um grande desafio, pois muitos profissionais têm vontade, matriculam-se e no meio do caminho desistem do curso. Resultado: dinheiro público empregado e não bem utilizado, jogado fora, grosseiramente falando, fato que ocorre muito e impede outro profissional que tenha o desejo, a vontade e a possibilidade de participar 100%. Sabemos que as justificativas podem existir, em se tratando da vida de seres humanos, a tudo somos suscetíveis, porém queremos que mais profissionais concluam os cursos.
Só para exemplificarmos a evasão com dados, em 2012, tivemos 140 vagas (MT) e 140 professores inscritos no curso de resenhas, desses apenas 60 concluíram.
A certificação será emitida pelos Cefapros que indicarem os professores cursistas, com os conteúdos conforme o programa anexo.
- PERFIL desenhado pelo Programa e apresentado pelo CENPEC-MEC para os professores interessados:
* Dispor de 8 a 9 horas semanais para se dedicar ao curso.
* Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em word e enviá-los.
* Dispor de conexão estável regular com a internet.
* Ter instalado no seu computador as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.

- Os DADOS necessários são:

nome completo:
nome da escola:
email:
município:
estado:
telefone principal:
telefone alternativo:
2. Grupo de Pesquisas Relendoc– REBAK (Plataforma e-proinfo/ Ambiente Colaborativo de Aprendizagem)

A Seduc/SUFP, por meio do MEC, disponibilizou a ferramenta e-proinfo para as formações à distância. Mato Grosso, por si, é destaque nacional na utilização desse instrumento formativo (Ead).
Por isso, não poderíamos deixar de utilizá-la também como mais uma ferramenta de formação para os multiplicadores da OLP, uma vez que as teorias da linguagem, em destaque as concepções do russo Mikhail Bakhtin e do seu Círculo, fazem parte do suporte teórico utilizado tanto nos documentos oficiais (PCNs, OCs, etc.), como nos materiais da OLP.
A Profa. Simone será nossa mediadora e coordenadora do grupo, no qual também participarei nas mediações. Serão 100 horas de estudos/pesquisas/leituras/releituras, certificado pelo MEC, após a conclusão e deferimento dos aproveitamentos individuais e coletivos. Teremos conferências via web, o que possibilitará a diálogo com pares de outros estados e do exterior.
No momento, eu e a Profa. Simone estamos aprendendo a utilizar os recursos do e-proinfo e planejando o grupo de pesquisa on-line, um desdobramento do Grupo de mesmo nome já existente no Programa de Pós-Graduação de Estudos em Linguagem, da UFMT. Temos a certeza que esse grupo colaborará com os nossos trabalhos no Programa OLP e com as formações na área de linguagem.
Aguardem a divulgação do período de inscrições. Inicialmente pensamos entre 200 e 300 vagas, confirmaremos isso após a conclusão do planejamento.

3. Formação Presencial para os multiplicadores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – 20 horas – segundo semestre de 2013.

Como todos sabem, o processo da Olimpíada, por ser uma política pública, também obedece aos sistemas de liberação dos recursos financeiros públicos, o que significa dizer que todos os procedimentos de licitação com as despesas de formação (locação, hospedagem, alimentação, materiais, etc.) para a realização das 20 horas formativas, em Cuiabá, aos multiplicadores da OLP – Cefapro e rede municipal, possivelmente ocorrerão no final do primeiro semestre com execução no segundo.
Assim que recebermos as primeiras orientações, encaminhamos-lhes.
A formação presencial será de 20 horas (como citado acima), uma alimentação conceitual para os multiplicadores da OLP e professores da área de linguagem, como nós. Essa formação não está atrelada ao início das formações que vocês podem desenvolver no decorrer do ano, enquanto formadores dos CEFAPROs. Será uma formação contínua para nós, possibilitando a ampliação de nossas compreensões teóricas acerca da linguagem consoantes com os documentos oficiais da Educação.
Pensamos que estejam reescrevendo o PPDC para o ano, ótima oportunidade para inserção dos conteúdos da OLP, bem como sua fundamentação teórica, que atende não só ao programa, mas a área de linguagem, em especial.
Desde 2009, tentamos esclarecer, por meio das ações realizadas até agora, de que a formação pensada nos Gêneros Textuais ou Discursivos não é algo a parte dos demais conteúdos formativos planejados pelo Cefapro. Sabemos que esta formação
(OLP) tem uma singularidade (pelas particularidades da filosofia da linguagem), mas que pode ser apropriada pelo todo formativo planejado por vocês.

4. Produção escrita

Nosso trabalho é muito rico de experiências práticas integradas à teoria, por isso, convidamos a todos a publicarem suas experiências.
No Brasil temos muitas revistas de Educação, Linguagem, Linguística, Literatura e por aí vai, as quais aceitam artigos para publicação, e muitas vezes, lançam duas publicações anuais (seja on-line ou impressa).
Não tenham pressa, construam seus textos, aliando teoria e prática, e vamos publicar. Se não puderem sozinhos, façam-no em dupla, trio, articulem-se entre multiplicadores da rede estadual (Cefapros) e da rede municipal, como quiserem.
A sugestão de construção também passa pelo diálogo entre os pares, antes de encaminharem às revistas, compartilhem seu artigo com outro colega, que ele possa ler e emitir opinião, dialogando com o seu texto, assim, um ajudando o outro, publicaremos muito e aprenderemos mais.
Tenho certeza que vocês divulgarão ótimos trabalhos, pois já li muitos relatos encantadores, os quais ficam apenas entre nós, apenas em dois âmbitos, duas consciências (a minha e a de quem o produziu). Vamos ampliar esses horizontes.
Encontrei alguns multiplicadores da OLP e formadores de Cefapro apresentando trabalho em eventos educacionais, sempre é uma alegria presenciar as discussões desenvolvidas por vocês. Fica aqui também a sugestão de participação em eventos com uma comunicação oral.
Para contribuirmos com este convite, divulgaremos links das revistas com chamada aberta para publicação de artigos. A Secretaria do Programa de Pós-Graduação da UFMT nos comunica sempre dessas revistas. Assim, compartilharemos em nossa rede de ancoragem.
Esse é o planejamento inicial para 2013, ano de formações. Belíssimas oportunidades, ainda que restritas.
Em anexo, um encarte (além do programa do curso de resenhas) de que fomos notícia na Revista Língua Portuguesa, edição fev/2013, sobre a 3ª. Edição da OLP, da qual participamos brilhantemente. Que venham outras boas notícias.

Um comentário:

  1. Essa postagem foi de grande valor pra mim pois irei trabalhar este ano com as OLP e não me sinto preparada.Mais me esforçarei o máximo para fazer um bom trabalho.

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