segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ilustração na Olimpíada de Língua Portuguesa


Ilustração: Miguel Rodrigues
Muitas vezes as ilustrações são consideradas meros elementos decorativos, servindo apenas de auxílio às palavras. Com isso, a participação dessas imagens na construção das histórias é reduzida, quando não completamente ignorada.
Faz-se necessário ensinar aos estudantes a linguagem do som e da imagem, buscando desenvolver a cultura visual em sala de aula, para que sejam também agentes e não apenas receptores, para que possam decodificar o universo de imagens que invade o cotidiano.
Sugere-se então, que sejam empregadas as ilustrações em atividades que envolvam a leitura crítica de imagens, seguindo uma abordagem fundamentada na semiótica discursiva buscando, com isso, formar leitores capazes de ler tanto textos verbais, quanto visuais. 
Nesse sentido foi proposto no 3º encontro da formação da OLP a sensibilização para essa ação através da ilustração dos poemas produzidos pelos professores participantes, onde na experiência de escrever as poesias sobre "O lugar onde vivo" tema da OLP, realizaram a ilustração das poesias dos colegas. 

Abaixo algumas fotos dos professores desenvolvendo a atividade proposta:
Professores ilustrando a poesia
Professores escolhendo a poesia

Professores ilustrando as poesias



Poesia: Vilso Banderas/ Ilustração: Ketheley Freyre


Fotos: Ketheley Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário