quinta-feira, 22 de março de 2012

O ensino da Língua Materna

"A meta da disciplina é permitir que os estudantes leiam e produzam textos de qualidade, além de desenvolver a oralidade"


Formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. Esses são os objetivos das aulas de Língua Portuguesa. Saber argumentar, fazer relações entre os textos lidos e ter uma atitude crítica perante as informações são habilidades fundamentais para os jovens (conheça as expectativas de aprendizagem)

Entretanto, uma das dificuldades para atingir tais objetivos são os currículos fragmentados. "Os professores são impelidos a ministrar aulas de 50 ou 100 minutos que não mantêm necessariamente uma relação entre os conteúdos", avalia Telma Ferraz Leal, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Tal organização do tempo escolar dificulta a realização de atividades mais sequenciais." 
É nesse contexto que o momento de planejamento se torna fundamental para que os professores possam se dedicar à discussão sobre como garantir a continuidade em função das condições de cada escola. Outro desafio, de acordo com Telma, é romper com o excesso de conteúdos (leia uma proposta de plano plurianual para a área)."É preciso definir prioridades e usar o tempo pedagógico para que as habilidades e os conhecimentos mais relevantes para a vivência social dos estudantes sejam de fato contemplados", acrescenta.  


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