ABDALLA, Maria de Fatima B.
RESUMO: Este texto faz uma leitura crítica sabre a relação linguagem e educação, procurando rever algumas práticas de ensino de língua materna - leitura, produção de textos e análise linguística (como prática de reflexão sabre a língua)- com o intuito de repensar a formação de professores. Para isso , apresenta algumas implicações éticas na relação entre linguagem e educação , tecendo comentários a respeito da estigmatização das variedades linguísticas e das implicações da oralidade na escrita , procurando desmistificar algumas práticas habituais que se traduzem no ensino de metalinguagem , apontando para a necessidade de se vivificar a troca de experiências em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE Linguagem; Educação; Formação de Professores; Troca de Experiências
"Toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro. Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto e, em última análise, em relação a coletividade. A palavra e uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. Se esta se apóia sabre mim numa extremidade, na outra apóia-se sabre o meu interlocutor. A palavra e o território comum do locutor e do interlocutor" (Bakhtin, 1995, p.113)
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