As primeiras informações sobre as Formações Presenciais e a distância para a olimpíada de Língua Portuguesa começaram a chegar.
As formações a distância são - Seqüência didática para o trabalho com o gênero Resenha. E estudos sobre Bakhtin. Também haverá formação presencial em Cuiabá para os multiplicadores.
Feliz 2013!!! Que este ano seja pleno de realizações para todos nós!
Em nome da Seduc-MT, em especial da SUEB/Coordenadoria de Projetos
Educativos, agradeço-lhes o excelente trabalho realizado na etapa
Concurso de textos da OLP, em 2012. O evento foi lindo, tivemos
representantes até a fase regional. Pensamos que em breve, com muito
trabalho, teremos uma representação também na etapa nacional, que é bem
restrita, pois temos, cada vez mais, ótimas produções textuais escritas,
no Brasil todo, por alunos e orientadas pelos professores da rede
pública. Porém, somente 20 dessas produções são premiadas na etapa
nacional.
Parabéns a nós todos que fizemos parte constitutiva desse trabalho por meio de uma rede de conhecimento e ações pedagógicas!
Hoje
iniciamos os diálogos com todos vocês. Primeiramente, queremos divulgar
as ações pensadas para 2013, enumeradamente: Curso “Sequência didática:
aprendendo por meio de resenhas” (on-line); Grupo de Estudos Relendo
Bakhtin – REBAK (plataforma e-proinfo, ambiente colaborativo de
aprendizagem) e Formação presencial da OLP 2013.
Vejamos:
1. Curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” (on-line)
1.1)
primeira opção: inscrições pelo site da Olimpíada
(WWW.escrevendo.cenpec.org.br). As vagas foram noticiadas semana passada
pelo Site da Seduc (inscrições no dia 25 de fevereiro). Vagas
limitadas. Sabemos que no universo brasileiro, a demanda é grande.
Evidentemente que muitos professores de Mato Grosso não conseguiram
efetivar sua inscrição.
Para quem conseguiu, formação continuada garantida e uma conquista para Mato Grosso.
1.2)
segunda opção: inscrições pela Seduc. Ontem, recebemos a autorização
para mediarmos uma turma, com 60 (sessenta) vagas, para o período de
maio/junho – 2013.
Sabemos que essas vagas são poucas, pela nossa
demanda estadual, imaginem somando-se a rede municipal? Estamos em
débito, digamos assim. Portanto, acreditamos nesse espaço formativo, que
alcança lugares longínquos, sem altos custos para o cursista.
Precisamos ampliá-lo com a formação e participação dos multiplicadores
da OLP, vocês, nossos principais mediadores.
O desejo nosso,
enquanto Seduc, com o apoio e colaboração de todos, é de que sejamos um
centro de coordenação dos cursos on-line (hoje, só temos uma
coordenação, a do CENPEC, em São Paulo) e os multiplicadores da OLP (nos
pólos de Cefapros e Secretarias Municipais de Educação) seriam os
mediadores, no mínimo de uma turma anual. No caso do Cefapro, teríamos
15 turmas de formação on-line pelo Programa da Olimpíada de Língua
Portuguesa, só para concretizarmos a ideia de ampliação das
formações
à distância. E na rede municipal, coordenada pela Undime, ainda seria
planejada, pois a instituição não dispõe de um Centro Formativo, como a
rede estadual possui.
Por isso, gostaríamos que todos os
multiplicadores fizessem o curso da OLP como cursistas, para que
tivessem (desde que obtivessem bom aproveitamento) o direito e a
capacitação para mediarem uma turma, já pensando nesses moldes futuros
(e tão próximos de nós). Programem-se, por favor.
1.2.1) Perfil e
dados necessários para inscrição na turma SEDUC, maio/junho, curso
“Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”
Cada
CEFAPRO poderá encaminhar 04 (quatro) inscrições até o dia 20 de março
de 2013. Em caso de não haver interesse, o Cefapro nos comunica por
email que disponibilizaremos as vagas não ocupadas a outros Cefapros.
Os
multiplicadores dos CEFAPROS terão a tarefa de acompanhamento e
mediação para que consigamos que cada professor-cursista inscrito
obtenha pelo menos 75% de aproveitamento. Com essa meta atingida,
garantiremos a liberação de mais turmas no estado de Mato Grosso, como
desdobramento do Programa no estado.
É um grande desafio, pois
muitos profissionais têm vontade, matriculam-se e no meio do caminho
desistem do curso. Resultado: dinheiro público empregado e não bem
utilizado, jogado fora, grosseiramente falando, fato que ocorre muito e
impede outro profissional que tenha o desejo, a vontade e a
possibilidade de participar 100%. Sabemos que as justificativas podem
existir, em se tratando da vida de seres humanos, a tudo somos
suscetíveis, porém queremos que mais profissionais concluam os cursos.
Só
para exemplificarmos a evasão com dados, em 2012, tivemos 140 vagas
(MT) e 140 professores inscritos no curso de resenhas, desses apenas 60
concluíram.
A certificação será emitida pelos Cefapros que indicarem os professores cursistas, com os conteúdos conforme o programa anexo.
- PERFIL desenhado pelo Programa e apresentado pelo CENPEC-MEC para os professores interessados:
* Dispor de 8 a 9 horas semanais para se dedicar ao curso.
*
Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar
links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar
mensagens; produzir arquivos em word e enviá-los.
* Dispor de conexão estável regular com a internet.
* Ter instalado no seu computador as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.
- Os DADOS necessários são:
nome completo:
nome da escola:
email:
município:
estado:
telefone principal:
telefone alternativo:
2. Grupo de Pesquisas Relendo Bakhtin – REBAK (Plataforma e-proinfo/ Ambiente Colaborativo de Aprendizagem)
A
Seduc/SUFP, por meio do MEC, disponibilizou a ferramenta e-proinfo para
as formações à distância. Mato Grosso, por si, é destaque nacional na
utilização desse instrumento formativo (Ead).
Por isso, não
poderíamos deixar de utilizá-la também como mais uma ferramenta de
formação para os multiplicadores da OLP, uma vez que as teorias da
linguagem, em destaque as concepções do russo Mikhail Bakhtin e do seu
Círculo, fazem parte do suporte teórico utilizado tanto nos documentos
oficiais (PCNs, OCs, etc.), como nos materiais da OLP.
A Profa.
Simone será nossa mediadora e coordenadora do grupo, no qual também
participarei nas mediações. Serão 100 horas de
estudos/pesquisas/leituras/releituras, certificado pelo MEC, após a
conclusão e deferimento dos aproveitamentos individuais e coletivos.
Teremos conferências via web, o que possibilitará a diálogo com pares de
outros estados e do exterior.
No momento, eu e a Profa. Simone
estamos aprendendo a utilizar os recursos do e-proinfo e planejando o
grupo de pesquisa on-line, um desdobramento do Grupo de mesmo nome já
existente no Programa de Pós-Graduação de Estudos em Linguagem, da UFMT.
Temos a certeza que esse grupo colaborará com os nossos trabalhos no
Programa OLP e com as formações na área de linguagem.
Aguardem a
divulgação do período de inscrições. Inicialmente pensamos entre 200 e
300 vagas, confirmaremos isso após a conclusão do planejamento.
3.
Formação Presencial para os multiplicadores da Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro – 20 horas – segundo semestre de 2013.
Como
todos sabem, o processo da Olimpíada, por ser uma política pública,
também obedece aos sistemas de liberação dos recursos financeiros
públicos, o que significa dizer que todos os procedimentos de licitação
com as despesas de formação (locação, hospedagem, alimentação,
materiais, etc.) para a realização das 20 horas formativas, em Cuiabá,
aos multiplicadores da OLP – Cefapro e rede municipal, possivelmente
ocorrerão no final do primeiro semestre com execução no segundo.
Assim que recebermos as primeiras orientações, encaminhamos-lhes.
A
formação presencial será de 20 horas (como citado acima), uma
alimentação conceitual para os multiplicadores da OLP e professores da
área de linguagem, como nós. Essa formação não está atrelada ao início
das formações que vocês podem desenvolver no decorrer do ano, enquanto
formadores dos CEFAPROs. Será uma formação contínua para nós,
possibilitando a ampliação de nossas compreensões teóricas acerca da
linguagem consoantes com os documentos oficiais da Educação.
Pensamos
que estejam reescrevendo o PPDC para o ano, ótima oportunidade para
inserção dos conteúdos da OLP, bem como sua fundamentação teórica, que
atende não só ao programa, mas a área de linguagem, em especial.
Desde 2009, tentamos esclarecer, por meio das ações realizadas até
agora, de que a formação pensada nos Gêneros Textuais ou Discursivos não
é algo a parte dos demais conteúdos formativos planejados pelo Cefapro.
Sabemos que esta formação
(OLP) tem uma singularidade (pelas
particularidades da filosofia da linguagem), mas que pode ser apropriada
pelo todo formativo planejado por vocês.
4. Produção escrita
Nosso
trabalho é muito rico de experiências práticas integradas à teoria, por
isso, convidamos a todos a publicarem suas experiências.
No
Brasil temos muitas revistas de Educação, Linguagem, Linguística,
Literatura e por aí vai, as quais aceitam artigos para publicação, e
muitas vezes, lançam duas publicações anuais (seja on-line ou impressa).
Não tenham pressa, construam seus textos, aliando teoria e
prática, e vamos publicar. Se não puderem sozinhos, façam-no em dupla,
trio, articulem-se entre multiplicadores da rede estadual (Cefapros) e
da rede municipal, como quiserem.
A sugestão de construção também
passa pelo diálogo entre os pares, antes de encaminharem às revistas,
compartilhem seu artigo com outro colega, que ele possa ler e emitir
opinião, dialogando com o seu texto, assim, um ajudando o outro,
publicaremos muito e aprenderemos mais.
Tenho certeza que vocês
divulgarão ótimos trabalhos, pois já li muitos relatos encantadores, os
quais ficam apenas entre nós, apenas em dois âmbitos, duas consciências
(a minha e a de quem o produziu). Vamos ampliar esses horizontes.
Encontrei
alguns multiplicadores da OLP e formadores de Cefapro apresentando
trabalho em eventos educacionais, sempre é uma alegria presenciar as
discussões desenvolvidas por vocês. Fica aqui também a sugestão de
participação em eventos com uma comunicação oral.
Para
contribuirmos com este convite, divulgaremos links das revistas com
chamada aberta para publicação de artigos. A Secretaria do Programa de
Pós-Graduação da UFMT nos comunica sempre dessas revistas. Assim,
compartilharemos em nossa rede de ancoragem.
Esse é o planejamento inicial para 2013, ano de formações. Belíssimas oportunidades, ainda que restritas.
Em
anexo, um encarte (além do programa do curso de resenhas) de que fomos
notícia na Revista Língua Portuguesa, edição fev/2013, sobre a 3ª.
Edição da OLP, da qual participamos brilhantemente. Que venham outras
boas notícias.
Feliz 2013!!! Que este ano seja pleno de realizações para todos nós!
Em nome da Seduc-MT, em especial da SUEB/Coordenadoria de Projetos
Educativos, agradeço-lhes o excelente trabalho realizado na etapa
Concurso de textos da OLP, em 2012. O evento foi lindo, tivemos
representantes até a fase regional. Pensamos que em breve, com muito
trabalho, teremos uma representação também na etapa nacional, que é bem
restrita, pois temos, cada vez mais, ótimas produções textuais escritas,
no Brasil todo, por alunos e orientadas pelos professores da rede
pública. Porém, somente 20 dessas produções são premiadas na etapa
nacional.
Parabéns a nós todos que fizemos parte constitutiva desse trabalho por meio de uma rede de conhecimento e ações pedagógicas!
Hoje
iniciamos os diálogos com todos vocês. Primeiramente, queremos divulgar
as ações pensadas para 2013, enumeradamente: Curso “Sequência didática:
aprendendo por meio de resenhas” (on-line); Grupo de Estudos Relendo
Bakhtin – REBAK (plataforma e-proinfo, ambiente colaborativo de
aprendizagem) e Formação presencial da OLP 2013.
Vejamos:
1. Curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas” (on-line)
1.1)
primeira opção: inscrições pelo site da Olimpíada
(WWW.escrevendo.cenpec.org.br). As vagas foram noticiadas semana passada
pelo Site da Seduc (inscrições no dia 25 de fevereiro). Vagas
limitadas. Sabemos que no universo brasileiro, a demanda é grande.
Evidentemente que muitos professores de Mato Grosso não conseguiram
efetivar sua inscrição.
Para quem conseguiu, formação continuada garantida e uma conquista para Mato Grosso.
1.2)
segunda opção: inscrições pela Seduc. Ontem, recebemos a autorização
para mediarmos uma turma, com 60 (sessenta) vagas, para o período de
maio/junho – 2013.
Sabemos que essas vagas são poucas, pela nossa
demanda estadual, imaginem somando-se a rede municipal? Estamos em
débito, digamos assim. Portanto, acreditamos nesse espaço formativo, que
alcança lugares longínquos, sem altos custos para o cursista.
Precisamos ampliá-lo com a formação e participação dos multiplicadores
da OLP, vocês, nossos principais mediadores.
O desejo nosso,
enquanto Seduc, com o apoio e colaboração de todos, é de que sejamos um
centro de coordenação dos cursos on-line (hoje, só temos uma
coordenação, a do CENPEC, em São Paulo) e os multiplicadores da OLP (nos
pólos de Cefapros e Secretarias Municipais de Educação) seriam os
mediadores, no mínimo de uma turma anual. No caso do Cefapro, teríamos
15 turmas de formação on-line pelo Programa da Olimpíada de Língua
Portuguesa, só para concretizarmos a ideia de ampliação das
formações
à distância. E na rede municipal, coordenada pela Undime, ainda seria
planejada, pois a instituição não dispõe de um Centro Formativo, como a
rede estadual possui.
Por isso, gostaríamos que todos os
multiplicadores fizessem o curso da OLP como cursistas, para que
tivessem (desde que obtivessem bom aproveitamento) o direito e a
capacitação para mediarem uma turma, já pensando nesses moldes futuros
(e tão próximos de nós). Programem-se, por favor.
1.2.1) Perfil e
dados necessários para inscrição na turma SEDUC, maio/junho, curso
“Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”
Cada
CEFAPRO poderá encaminhar 04 (quatro) inscrições até o dia 20 de março
de 2013. Em caso de não haver interesse, o Cefapro nos comunica por
email que disponibilizaremos as vagas não ocupadas a outros Cefapros.
Os
multiplicadores dos CEFAPROS terão a tarefa de acompanhamento e
mediação para que consigamos que cada professor-cursista inscrito
obtenha pelo menos 75% de aproveitamento. Com essa meta atingida,
garantiremos a liberação de mais turmas no estado de Mato Grosso, como
desdobramento do Programa no estado.
É um grande desafio, pois
muitos profissionais têm vontade, matriculam-se e no meio do caminho
desistem do curso. Resultado: dinheiro público empregado e não bem
utilizado, jogado fora, grosseiramente falando, fato que ocorre muito e
impede outro profissional que tenha o desejo, a vontade e a
possibilidade de participar 100%. Sabemos que as justificativas podem
existir, em se tratando da vida de seres humanos, a tudo somos
suscetíveis, porém queremos que mais profissionais concluam os cursos.
Só
para exemplificarmos a evasão com dados, em 2012, tivemos 140 vagas
(MT) e 140 professores inscritos no curso de resenhas, desses apenas 60
concluíram.
A certificação será emitida pelos Cefapros que indicarem os professores cursistas, com os conteúdos conforme o programa anexo.
- PERFIL desenhado pelo Programa e apresentado pelo CENPEC-MEC para os professores interessados:
* Dispor de 8 a 9 horas semanais para se dedicar ao curso.
*
Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar
links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar
mensagens; produzir arquivos em word e enviá-los.
* Dispor de conexão estável regular com a internet.
* Ter instalado no seu computador as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.
- Os DADOS necessários são:
nome completo:
nome da escola:
email:
município:
estado:
telefone principal:
telefone alternativo:
2. Grupo de Pesquisas Relendoc– REBAK (Plataforma e-proinfo/ Ambiente Colaborativo de Aprendizagem)
A
Seduc/SUFP, por meio do MEC, disponibilizou a ferramenta e-proinfo para
as formações à distância. Mato Grosso, por si, é destaque nacional na
utilização desse instrumento formativo (Ead).
Por isso, não
poderíamos deixar de utilizá-la também como mais uma ferramenta de
formação para os multiplicadores da OLP, uma vez que as teorias da
linguagem, em destaque as concepções do russo Mikhail Bakhtin e do seu
Círculo, fazem parte do suporte teórico utilizado tanto nos documentos
oficiais (PCNs, OCs, etc.), como nos materiais da OLP.
A Profa.
Simone será nossa mediadora e coordenadora do grupo, no qual também
participarei nas mediações. Serão 100 horas de
estudos/pesquisas/leituras/releituras, certificado pelo MEC, após a
conclusão e deferimento dos aproveitamentos individuais e coletivos.
Teremos conferências via web, o que possibilitará a diálogo com pares de
outros estados e do exterior.
No momento, eu e a Profa. Simone
estamos aprendendo a utilizar os recursos do e-proinfo e planejando o
grupo de pesquisa on-line, um desdobramento do Grupo de mesmo nome já
existente no Programa de Pós-Graduação de Estudos em Linguagem, da UFMT.
Temos a certeza que esse grupo colaborará com os nossos trabalhos no
Programa OLP e com as formações na área de linguagem.
Aguardem a
divulgação do período de inscrições. Inicialmente pensamos entre 200 e
300 vagas, confirmaremos isso após a conclusão do planejamento.
3.
Formação Presencial para os multiplicadores da Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro – 20 horas – segundo semestre de 2013.
Como
todos sabem, o processo da Olimpíada, por ser uma política pública,
também obedece aos sistemas de liberação dos recursos financeiros
públicos, o que significa dizer que todos os procedimentos de licitação
com as despesas de formação (locação, hospedagem, alimentação,
materiais, etc.) para a realização das 20 horas formativas, em Cuiabá,
aos multiplicadores da OLP – Cefapro e rede municipal, possivelmente
ocorrerão no final do primeiro semestre com execução no segundo.
Assim que recebermos as primeiras orientações, encaminhamos-lhes.
A
formação presencial será de 20 horas (como citado acima), uma
alimentação conceitual para os multiplicadores da OLP e professores da
área de linguagem, como nós. Essa formação não está atrelada ao início
das formações que vocês podem desenvolver no decorrer do ano, enquanto
formadores dos CEFAPROs. Será uma formação contínua para nós,
possibilitando a ampliação de nossas compreensões teóricas acerca da
linguagem consoantes com os documentos oficiais da Educação.
Pensamos
que estejam reescrevendo o PPDC para o ano, ótima oportunidade para
inserção dos conteúdos da OLP, bem como sua fundamentação teórica, que
atende não só ao programa, mas a área de linguagem, em especial.
Desde 2009, tentamos esclarecer, por meio das ações realizadas até
agora, de que a formação pensada nos Gêneros Textuais ou Discursivos não
é algo a parte dos demais conteúdos formativos planejados pelo Cefapro.
Sabemos que esta formação
(OLP) tem uma singularidade (pelas
particularidades da filosofia da linguagem), mas que pode ser apropriada
pelo todo formativo planejado por vocês.
4. Produção escrita
Nosso
trabalho é muito rico de experiências práticas integradas à teoria, por
isso, convidamos a todos a publicarem suas experiências.
No
Brasil temos muitas revistas de Educação, Linguagem, Linguística,
Literatura e por aí vai, as quais aceitam artigos para publicação, e
muitas vezes, lançam duas publicações anuais (seja on-line ou impressa).
Não tenham pressa, construam seus textos, aliando teoria e
prática, e vamos publicar. Se não puderem sozinhos, façam-no em dupla,
trio, articulem-se entre multiplicadores da rede estadual (Cefapros) e
da rede municipal, como quiserem.
A sugestão de construção também
passa pelo diálogo entre os pares, antes de encaminharem às revistas,
compartilhem seu artigo com outro colega, que ele possa ler e emitir
opinião, dialogando com o seu texto, assim, um ajudando o outro,
publicaremos muito e aprenderemos mais.
Tenho certeza que vocês
divulgarão ótimos trabalhos, pois já li muitos relatos encantadores, os
quais ficam apenas entre nós, apenas em dois âmbitos, duas consciências
(a minha e a de quem o produziu). Vamos ampliar esses horizontes.
Encontrei
alguns multiplicadores da OLP e formadores de Cefapro apresentando
trabalho em eventos educacionais, sempre é uma alegria presenciar as
discussões desenvolvidas por vocês. Fica aqui também a sugestão de
participação em eventos com uma comunicação oral.
Para
contribuirmos com este convite, divulgaremos links das revistas com
chamada aberta para publicação de artigos. A Secretaria do Programa de
Pós-Graduação da UFMT nos comunica sempre dessas revistas. Assim,
compartilharemos em nossa rede de ancoragem.
Esse é o planejamento inicial para 2013, ano de formações. Belíssimas oportunidades, ainda que restritas.
Em
anexo, um encarte (além do programa do curso de resenhas) de que fomos
notícia na Revista Língua Portuguesa, edição fev/2013, sobre a 3ª.
Edição da OLP, da qual participamos brilhantemente. Que venham outras
boas notícias.
Essa postagem foi de grande valor pra mim pois irei trabalhar este ano com as OLP e não me sinto preparada.Mais me esforçarei o máximo para fazer um bom trabalho.
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