terça-feira, 24 de julho de 2012

Orientações Avaliação Formação Olimpíada Língua Portuguesa para o Polo.


Orientações Avaliação Formação Olimpíada de Língua Portuguesa para o Polo.



Proposta de formação continuada
A formação continuada através do programa da Olimpíada de Língua Portuguesa objetiva realizar ações que auxiliem os educadores a desenvolverem suas práticas num movimento dialético. Nos encontros serão realizados estudos para que possamos compreender em que linha teórica o proposta está filiada. Neste sentido que reafirmamos tratar-se de um movimento dialético, ou seja, em que os educadores aliam teoria à prática, resultando na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
Avaliação
Será através da entrega do relatório descritivo reflexivo das ações realizadas (individual). Neste deverá constar as ações realizadas pelo multiplicador ou professor. O mesmo poderá conter fotografias, trabalhos dos alunos, depoimentos.
Multiplicador: Descrever de forma reflexiva como foi a multiplicação com os professores e como acompanhou o desenvolvimento das ações nas escolas. Constando a carga horária e número de participantes.
Professor: Descrever de forma reflexiva como foi o desenvolvimento das ações (oficinas) nas turmas que trabalhou (não é necessário descrever turma por turma, mas sim no âmbito geral o que e como foi sua percepção das atividades desenvolvidas, como foi o envolvimento dos alunos, da comunidade).

Esse relatório deverá ser encaminhado por e-mail até o dia 06 de agosto de 2012.


Orientações Avaliação Olimpíada de Língua Portuguesa- Sinop-Mt.



Proposta de formação continuada
A formação continuada através do programa da Olimpíada de Língua Portuguesa objetiva realizar ações que auxiliem os educadores a desenvolverem suas práticas num movimento dialético. Nos encontros serão realizados estudos para que possamos compreender em que linha teórica o proposta está filiada. Neste sentido que reafirmamos tratar-se de um movimento dialético, ou seja, em que os educadores aliam teoria à prática, resultando na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
Avaliação
A avaliação se dará através da apresentação de um portfólio, no qual constará as principais atividades desenvolvidas (um por escola). Bem como da entrega do relatório descritivo reflexivo das ações realizadas e apresentação dos registros do caderno de campo de cada turma (individual).
*Para apresentação para o grupo (01/08) vocês poderão escolher um dos instrumentos de registro e preparar apresentação (power point, vídeo ou pôster-cartaz). Essa sistematização poderá ser uma por escola, neste caso o grupo de professores seleciona algumas atividades para a apresentação, as quais devem contemplar ações de todos os professores envolvidos.
*Tempo para apresentação: 10 minutos para cada escola.
*Dúvidas entrem em contato.
Data: 01/08/2012.
Horário: 19h
Local: Assessoria Pedagógica

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa estão movimentando a EE Rosa dos Ventos- Sinop


Na última semana os professores, da EE Rosa dos Ventos- Sinop, iniciaram as Oficinas das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Na primeira oficina os alunos foram apresentados ao assunto que seria abordado no decorres das aulas sobre o Gênero textual Memórias. A abordagem levou os alunos à reflexão sobre a diferença de memória e o gênero Memórias.
A partir de entrevistas com pessoas mais velhas do lugar onde vivem foram convidados a ouvirem histórias e escreverem as memórias dessas pessoas.
Os textos são distribuídos para que os alunos leiam e conheçam os exemplos de gêneros trabalhados.
Professores trabalham as sequências didáticas em formas de oficinas.
Alunos da 1º fase vespertino organizam exposições de objetos antigos e recebem visitas dos alunos da 3º fase. Eles ficam empolgados em expor objetos de seus avós e bisavós.

 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Formação em Feliz Natal

No dia 30 de junho as realizamos (prof. Marcia e Ketheley) a formação com os professores da rede municipal, do município de Feliz Natal.
Neste momento abordamos o objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa, os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam o trabalho do professor e a importância da sensibilização do olhar para o tema proposto "O lugar onde vivo" .

Acredito que essa é mais uma ação que fortalece a rede de ancoragem proposta pelo programa.

terça-feira, 3 de julho de 2012

FORMAÇÃO MULTIPLICADORES DO POLO

No dia 22 de julho de 2012 aconteceu o terceiro encontro com os multiplicadores do polo. A formação teve como objetivo fortalecer a rede de ancoragem nops municípios do polo, através de estudos e práticas sobre as concepções de ensino das linguagens a partir dos gêneros textuais.

Neste momento também foram socializadas as ações desenvolvidas nos municípios de Sorriso, Cláudia, União do Sul, Vera e Lucas do Rio Verde.