sexta-feira, 30 de março de 2012

Quiz - Leia o livro e acerte o filme





Mais um teste para seus conhecimentos. Dessa vez misturamos literatura e cinema. Você é capaz de se lembrar do filme lendo um trecho do livro em que foi baseado?      ACESSE AQUI

segunda-feira, 26 de março de 2012

Por dentro do Socioconstrutivismo

Neste método, o aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro.


Quem foi o pai da idéia: o psi­có­logo bielo-russo Lev ­Vygotsky (1896-1934). 

O que diz: ele foca a inte­ra­ção. ­Segundo ­Vygotsky, todo apren­di­zado é neces­sa­ria­mente ­mediado – e isso torna o papel do ­ensino e do pro­fes­sor mais ativo do que o pre­visto por Pia­get. O apren­di­zado não se subor­dina ao desen­vol­vi­mento das estru­tu­ras inte­lec­tuais da ­criança, mas um se ali­menta do outro, pro­vo­cando sal­tos qua­li­ta­ti­vos de conhe­ci­mento. O ensino deve se ante­ci­par ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de apren­der sozi­nho. É a isso que se ­refere um de seus prin­ci­pais con­cei­tos, o de "zona de desen­vol­vi­mento pro­xi­mal", que seria a dis­tân­cia entre o desen­vol­vi­mento real da ­criança e ­aquilo que ela tem poten­cial de apren­der, ou entre "o ser e o tor­nar-se".  




Veja o vídeo: "Paradigma sócio-construtivista na Educação."


Para baixar Acesse Aqui

Fontes:

quinta-feira, 22 de março de 2012

Relembrando nossa Sequência Didática

O ensino da Língua Materna

"A meta da disciplina é permitir que os estudantes leiam e produzam textos de qualidade, além de desenvolver a oralidade"


Formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. Esses são os objetivos das aulas de Língua Portuguesa. Saber argumentar, fazer relações entre os textos lidos e ter uma atitude crítica perante as informações são habilidades fundamentais para os jovens (conheça as expectativas de aprendizagem)

Entretanto, uma das dificuldades para atingir tais objetivos são os currículos fragmentados. "Os professores são impelidos a ministrar aulas de 50 ou 100 minutos que não mantêm necessariamente uma relação entre os conteúdos", avalia Telma Ferraz Leal, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Tal organização do tempo escolar dificulta a realização de atividades mais sequenciais." 
É nesse contexto que o momento de planejamento se torna fundamental para que os professores possam se dedicar à discussão sobre como garantir a continuidade em função das condições de cada escola. Outro desafio, de acordo com Telma, é romper com o excesso de conteúdos (leia uma proposta de plano plurianual para a área)."É preciso definir prioridades e usar o tempo pedagógico para que as habilidades e os conhecimentos mais relevantes para a vivência social dos estudantes sejam de fato contemplados", acrescenta.  


terça-feira, 20 de março de 2012

Inscrições de professores e Adesões dos municípios já estão acontecendo

Olá!

Os professores já podem realizarem as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Lembrem-se o professor somente irá conseguir se inscrever se o município já tiver realizado a adesão.

Também já estão disponíveis:
Adesão das Secretarias
Termo Adesão Municipal
Inscrição para professor
Cronograma
Regulamento
Material para Divulgação

Bom trabalho.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Nossa Olimpíada vai começar!

Um dos maiores projetos educacionais do país a trabalhar com ensino de leitura e escrita em escolas públicas, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro chega à sua terceira edição em 2012. O lançamento nacional vai acontecer em São Paulo no dia 19 de março, onde também acontece a primeira reunião técnica com representantes do MEC, Fundação Itaú Social, Cenpec, Undime e Consed. Ainda ocorrerão lançamentos regionais e outras seis reuniões como essa nas cidades de Goiânia (30/03), Curitiba (03/04), Belo Horizonte (10/04), Fortaleza (13/04), Salvador (18/04) e Belém (24/04).
A Olimpíada está dividida em sete polos. O primeiro reúne os Estados da região Norte do país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins; outro polo engloba os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A região Nordeste está dividida em dois polos: Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte formam o primeiro; Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, o segundo. O Sudeste também se divide em dois: um polo abriga só os estudantes e professores do Estado de São Paulo e o outro reúne Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por fim, o sétimo polo é formado pelos Estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Adesão, inscrições e seleção de textos serão feitas pela internet

terça-feira, 13 de março de 2012

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UM RECURSO DE APRENDIZAGEM


A série tem como proposta discutir este gênero, tendo em vista sua ampla difusão tanto no Brasil como na maioria dos países do mundo. Esta modalidade de comunicação – considerada a “nona arte” – tem colaborado para as atividades didáticas. Faixa de Ensino: MÉDIO, FUNDAMENTAL


quinta-feira, 8 de março de 2012

Finalistas

Esses vídeos podem auxiliar tanto na formação com os professores, como para sensibilização com os alunos. 

Finalistas










Olimpíada "Escrevendo o Futuro" é assunto no Programa Salto para o Futuro

São três vídeos com os organizadores da Olimpíada, esclarecendo como acontece e quais os objetivos do programa.

Parte 1


Parte 2

Parte 3





Sugestão de Filme “Minhas tardes com Margueritte”


Recebemos como sugestão para a multiplicação assistir ao filme "Minhas tardes com Margueritte", que aborda a questão da leitura e dos livros na vida das pessoas, os valores que são atribuídos à leitura e ao livro e a questão de gêneros. 

Para baixá-lo acesse AQUI. (Para a exibição do filme, vocês precisam ter disponível em seu computador o programa VLC media player, caso não tenham realizem, primeiramente, o download do programa e depois a do filme link para baixar programa .)

Materiais Digitalizados- Multiplicação

Vamos começar nossa viagem?

Acessando o link abaixo você conseguirá baixar todo material digitalizado. Esse material foi utilizado na formação com os técnicos das SMCs e formadores dos Cefapros. Poderá auxiliar na multiplicação em seu município ou escola, segue como sugestões.

terça-feira, 6 de março de 2012

Materiais Primeiro encontro

Para acessar os Cadernos do professor, Áudio e Coletânea de textos.

Acesse aqui






Um dos principais momentos do seminário da Olimpíada, em Brasília, foi a conferência de abertura ministrada pelo linguista e professor titular da Universidade Federal do Paraná, Carlos Alberto Faraco. Transmitida ao vivo pela Comunidade Virtual no dia 29 de agosto de 2011, a conferência Português do Brasil: a construção da norma culta e as práticas de ensino teve quase 400 acessos simultâneos.



A linguista e professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp proferiu sua conferência Desafios para a formação de professores de língua portuguesa no dia 31 de agosto de 2011, durante o primeiro seminário promovido pela Olimpíada, em Brasília. Roxane é uma das principais especialistas brasileiras em projetos de formação continuada. Suas pesquisas também abrangem letramento, gêneros discursivos, elaboração de materiais didáticos e estudos sobre as relações dentro da sala de aula do ponto de vista sócio-histórico e discursivo.

Encontro para Planejamento de Ações Olimpíada de Lingua Portuguesa em Sinop-MT.



Com objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento e para o aprimoramento do ensino da leitura e da escrita a Olimpíada caracteriza-se como um programa que oferece formação em serviço e à distância, procurando inserir-se no cotidiano da escola.
Para alcançar esse objetivo o CEFAPRO—Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica– organizou a pauta para a formação presencial, visando fortalecer a formação continuada dos professores de Língua Portuguesa (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias).
O trabalho teve como objetivo planejar ações para fortalecer a multiplicação nos municípios do polo, realizando o planejamento em cooperação com as Secretarias Municipais e representantes das escolas estaduais, para que esses desenvolvam em seus municípios a formação presencial.
 Estiveram presentes 27 professores de escolas estaduais de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena,Nova Ubiratã, Vera, União do Sul, Claudia, Tapurah;  SMEs de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Vera, Sinop, Tapurah, Claudia, Itanhangá. 
O próximo encontro ficou marcado para o dia 10 de abril momento em que iremos aprofundar os estudos, estudar as oficinas.